Existem muitos sistemas de economia de energia em fábricas, escolas, hospitais e jardins de infância. Mas uma pessoa comum, acima de tudo, sente o quanto consome energia quando recebe as contas de água, gás ou eletricidade consumidas. Se uma pessoa perceber a necessidade de economizar dinheiro em seu apartamento ou casa, ela compreenderá a importância de conservar os recursos naturais em escala global.
As principais direções da economia de energia na vida cotidiana
Dependendo das condições climáticas, tipo e tamanho das habitações, sistemas de aquecimento, disponibilidade de gás, as medidas específicas destinadas a economizar recursos podem ser diferentes. Mas as principais direções para melhorar a eficiência energética na vida cotidiana são:
- Economizando calor.Isolamento de paredes, tetos e caves. Substituição de janelas e portas por novas de metal-plástico ou vedação de antigas, vedação de rachaduras e buracos. Instalação atrás do radiador de folha de alumínio ou tela refletora de calor. Substituição de radiadores de ferro fundido por radiadores bimetálicos ou de alumínio. Vidros da loggia e varanda. Todas as atividades no complexo ajudarão a aumentar a temperatura ambiente em 4-5 graus, sem aumentar o consumo do transportador de energia.
- Economizando água.Instalação de medidor de água consumida. Substituindo torneiras rotativas em misturadores com interruptores de alavanca. Verificação e reparação do autoclismo, instalação de autoclismo de dois botões. Tome banho com menos frequência, use um banho mais. Não abra a água com jato completo, a menos que seja absolutamente necessário. Feche a torneira ao fazer a barba ou escovar os dentes. Use a máquina de lavar louça e a máquina de lavar quando estiverem relativamente cheias. Em geral, é possível atingir uma redução de 3 a 4 vezes no consumo de água.
- Economizando gás.Com o aquecimento individual a gás, todas as medidas destinadas a preservar o calor e a água quente conduzem automaticamente à economia de gás. Ao preparar os alimentos, é racional usar utensílios modernos de aço inoxidável com fundo polido. Todos os utensílios de cozinha devem estar limpos e nivelados e caber no tamanho da placa de aquecimento. Verifique a estanqueidade da porta do forno para que o ar quente não escape. A perspectiva de redução de custos é de 2 a 3 vezes.
Maneiras de economizar eletricidade em casa
Existem muitos métodos para reduzir o consumo de eletricidade, alguns deles requerem investimentos financeiros relativamente elevados, outros são bastante simples.
Entre os mais comumente usados:
- Substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED ou fluorescentes. Os fundos gastos são compensados rapidamente com a redução do consumo de eletricidade e uma vida útil muito mais longa, durante a qual a lâmpada compensa 8 a 10 vezes.
- Aproveite ao máximo a luz natural. Melhor levantar as persianas das janelas, puxar para trás ou remover as cortinas de escurecimento, lavar as janelas. Isso permitirá que as luzes sejam acesas muito mais tarde. A reforma de um apartamento em cores claras permitirá o uso menos frequente de energia elétrica durante o dia.
- Substituição passo a passo ou ocasional de eletrodomésticos por novos com classe de economia de energia A. Eles consomem cerca de 50% menos eletricistas do que os antigos.
- Instalando a geladeira longe do fogão e radiadores em local bem ventilado. Descongelação regular e substituição, se necessário, da junta das portas.
- Apague a luz ao sair da sala por mais de 5 minutos. Reduzir o uso de aparelhos elétricos no modo de espera pode economizar até 300 kW de eletricidade por ano. Configuração para colocar automaticamente o computador no modo de suspensão quando você parar de trabalhar nele.
- Uso racional do fogão elétrico, uso de pratos de alta qualidade com fundo plano. Na hora certa, desligue o fogão, use menos água para cozinhar, cubra a panela com uma tampa durante o cozimento.